quarta-feira, 31 de julho de 2013

PINTURA CORPORAL

Na aula de Hoje fizemos a tinta corporal utilizando Creme Hidratante, Shampoo, Corante Alimentício nas cores laranja e preto, amido de Milho e glicerina, estimulamos a contagem oral, o reconhecimento das cores citadas anteriormente, e estimulamos a percepção sensitiva onde cada aluno desenhou nas costas do colega.

terça-feira, 30 de julho de 2013

PAINEL DIA DOS PAIS

Estamos, esta semana, confeccionando os itens que serão utilizados para montar o painel que será exposto na escola para o DIA DOS PAIS, já fizemos a atividade da estrada, a professora Sandra pela manha trabalhou a letra P de PAI, PÉ, PEIXE e confeccionou utilizando os Pés os Peixes que serão usados para o Painel, então conversamos sobre onde os peixinhos moram e confeccionamos o lago usando os pés para pintura, Dia de Muita, muita bagunça, adorooooo!!!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

RELIGIOSIDADE E FAMÍLIA

Na aula de hoje conversamos sobre a história da família de Jesus, utilizando figuras, abordamos o tema sobre a profissão de José o pai de Jesus, sobre sua família, e que Deus é nosso pai também, e que todos temos nossa família uma diferente da outra. Com isso conversamos sobre valores de amor e de fazermos as coisas certas, caminharmos nos caminhos certos, então a partir disto iniciamos a confecção do painel para o Dia dos Pais, fazendo a estrada dos caminhos que são certos com a combinação das cores Vermelho e Verde que se transformou em Marrom. 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

DESENVOLVENDO A COORDENAÇÃO

Nesta atividade também sob regência da professora Elaine, o objetivo foi estimular a percepção corporal onde os alunos teria que acertar a bola dentro do bambolê enquanto pulassem. Parabéns aos meus alunos todos acertaram...e foi uma diversão só. 

BRINCANDO SE APRENDE MUITO.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SENTIR COM OS PEZINHOS

Nesta aula foi com a regência da professora Elaine, onde o objetivo foi em desenvolver a percepção sensitiva utilizando os pés, fazer com que a criança descreva qual é a sensação enquanto pisa em alguns elementos tais como: espuma, feijão, lixa, caixa de ovo. 

terça-feira, 23 de julho de 2013

VOLTA ÀS AULAS

Bom!!!
Hoje voltamos às aulas depois de 15 dias de recesso escolar, para aula de hoje conversamos sobre as férias, onde foram, o que fizeram, Para conversar sobre o tema contei para os alunos uma história utilizando figuras de lugares, "AS FÉRIAS DO PATINHO", mostrando onde o patinho morava, a história foi sendo criada a partir das figuras, em seguida confeccionamos o patinho utilizando a pintura e a dobradura para ilustrar a história contada.





segunda-feira, 22 de julho de 2013

FAZENDO ARTE COM IMPRESSÃO DIGITAL



OBA!!! VOLTA AS AULAS, CABEÇA FRESCA E CHEIA DE IDÉIAS PARA MAIS UM SEMESTRE, BREVE NOVAS POSTAGENS DAS NOSSAS ATIVIDADES, ALGUMAS IDEIAS INTERESSANTES QUE LOCALIZEI PASSEANDO PELA INTERNET. NO SITE http://www.acrilex.com.br, NO CANTINHO PARA EDUCADORES, MUITAS IDÉIAS E INCLUSIVE VÁRIOS MANUAIS PARA EDUCADORES, RECOMENDO A VISITA E VAMOS CRIAR!!!

Projeto Fazendo Arte com Impressões Digitais
Fazer arte com impressões digitais é uma excelente atividade para promover momentos de prazer em meio à brincadeira, estimular o a criatividade da criança e auxiliar em seu desenvolvimento motor.  Nessas atividades, as crianças manuseiam diferentes materiais expressivos e texturas.
O que é uma expressão digital?
É o desenho formado pelas papilas (elevações da pele), presentes nas polpas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. As impressões digitais são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos (eles possuem o mesmo DNA, mas as impressões digitais são diferentes). Tal característica, chamada unicidade, as faz serem utilizadas como forma de identificação de pessoas há séculos.
As papilas são formadas durante a gestação e acompanham a pessoa até a morte, sem apresentar mudanças significativas.  Esta propriedade é conhecida como imutabilidade.
A impressão digital apresenta pontos característicos e formações que permitem a um perito ou um papiloscopista identificar uma pessoa de forma bastante confiável. Tal comparação é também feita por sistemas computadorizados, os chamados Sistemas de Identificação Automatizada de Impressão Digital.
A utilização de impressões digitais para identificar pessoas existe desde a antiguidade em diversos lugares, como Mesopotâmia, Turquestão, Índia, Japão e China, com o objetivo de autenticar documentos e selar acordos civis e comerciais. O primeiro sistema de identificação por impressões digitais foi criado por Francis Galton, com base em anotações anteriores de outros autores.
Desde o ano de 2008, a digital dos dedos é utilizada para a identificação de eleitores no Brasil. Em 2010, o uso desse sistema foi ampliado e tornou-se acessível a mais de 45 mil pessoas. Essa tecnologia é um dos recursos biométricos e, junto com o exame da íris dos olhos e da frequência da voz, auxilia na precisão para a diferenciação humana. As eleições brasileiras têm sido acompanhadas por técnicos de outros países preocupados em evitar fraudes eleitorais.
A arte de Ingrid Aspock
Ingrid Aspock, artista austríaca, transforma impressões digitais em histórias divertidas, veja algumas de suas obras.

“Maestro e público”

“Super herói”


“Músico agitando a galera”

Possibilidades de trabalhar com impressões digitais com os alunos
Objetivos:
a) Desenvolver nos alunos a curiosidade, a relação com as formas e o desenho.
b) Utilizar-se das impressões digitais para expressar-se artisticamente e criativamente, relendo histórias, músicas ou temas propostos.
Atividades: Confecção de animais com as digitais
Sugestão de trabalho
a) Apresente aos alunos a música “Os dedinhos” e proponha que cantem juntos.Polegares, polegares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Indicadores, indicadores / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Dedos médios, dedos médios / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Anelares, anelares / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Dedos mínimos, dedos mínimos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Todos os dedos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
Polegares, indicadores, dedos médios, anelares, dedos mínimos, todos os dedos / Onde estão / Aqui estão / Eles se saúdam / Eles se saúdam / E se vão / E se vão.
b) Depois de cantarem a música, os alunos farão experiências de impressão com os dedos. Utilize pintura a dedo se forem da educação infantil ou almofada de carimbo para os alunos da educação fundamental I.
c) Diga aos alunos que as impressões digitais possibilitam fazer inúmeras atividades artísticas. Mostre algumas possibilidades a eles.


  

Fonte: Emberly, E. R. - “Desenhando com os dedos” – Tradução: Shirlei Ap. Souza – Ed. Panda
a) Refaça com seus alunos a história “O mistério do ovo”.b) Faça uma roda de conversa em que os alunos dirão o que aprenderam com a atividade realizada, quais dificuldades encontraram, quais conteúdos foram aprendidos e o que mais gostaram.
Técnicas trabalhadas/Materiais utilizados
Técnicas trabalhadas
- Impressão
- Pintura
- Recorte e colagem
Materiais
Cartolina branca
Color set colorido para as molduras
Giz de Cera
Pintura a Dedo
Tempera Guache Fantasia metallic
Tinta Confetti
Big Canetinhas Hidrográficas
Cola Branca
Obs.: As sugestões abaixo foram enviadas pela professora Francine Souto, de São Miguel Paulista, SP.
O mistério do ovo
Era uma vez um ovo que apareceu no quintal
Não era da porca. Porca não bota ovo
Também não era da gata. Você já viu gato botar ovos?
Se fosse Páscoa, poderia ter sido presente do coelho. Coelho não bota ovo
Poderia ser da tartaruga. Tartaruga bota ovo
Poderia ser da pata. Pata também bota ovo
E se for da coruja? Será?
Se fosse maior, poderia ser da avestruz
Ou seria da fêmea do jacaré?
Ou do dinossauro! Não sei...
O ovo se partiu, descobrimos de quem ele é
E aí você já sabe?
Obs.: As atividades abaixo foram desenvolvidas pela professora Francine Souto, de São Miguel Paulista, SP.














Outras possibilidades
Cinco patinhos


Joaninha é baixinha... HÁ, HÁ, HÁ...

Como pode um peixe vivo viver fora da água fria...

A dona Aranha subiu pela parede, veio a chuva forte e a derrubou...





Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
www.iveteraffa.com.br

MANUAL DO PROFESSOR - ACRILEX

NO LINK ABAIXO CINCO MANUAIS EM ARTE DA ACRILEX - MUITO INTERESSANTE

https://skydrive.live.com/redir?resid=577E01C8B0F14E8A!1524&authkey=!AIlUMAK3_RSpXL4

quarta-feira, 3 de julho de 2013

INICIAL DO NOME

Essa dinâmica já realizei, não com esta turma, foi muito interessante em avaliar a percepção visual e o reconhecimento da letra Inicial do Nome próprio. A atividade foi desenvolvida pela Professora estagiária Elaine, trabalhamos inicialmente a percepção corporal através do enchimento das bexigas, após isto colamos em cada balão a inicial do nome dos alunos, com a ajuda de crachá contendo o nome de cada aluno os alunos tiveram que localizar o balão que continham a inicial de seu nome, foi maravilhoso, meus aluninhos estão me surpreendendo a cada dia, parabéns meus anjinhos....




terça-feira, 2 de julho de 2013

PERCEPÇÃO AUDITIVA

Nesta atividade, com regência da Professora Estagiária Elaine,  foi com o objetivo de estimular a percepção auditiva, identidade e reconhecimento dos colegas de sala....foi muito interessante pois notou-se muita dificuldade em reconhecimento ao outro....precisamos trabalhar mais....A brincadeira utilizada foi "Mia Gato" escolhemos aleatoriamente um aluno e explicamos a brincadeira da seguinte forma: todos vamos ser gatinhos, e todos os gatinhos vão ter um nome, cada gatinho com seu nome próprio, então vamos escolher um gatinho para vir aqui, vamos vendar os olhinhos, então chamamos um outro colega para ficar ao lado do aluno com olhos vendados e solicitamos para que o gatinho que escolhemos mie perto do ouvido do colega com os olhos vendados, então o colega terá que dizer qual é o nome do gatinho que está miando, mostrar em seguida para o colega se ele acertou ou não...





segunda-feira, 1 de julho de 2013

PERCEPÇÃO VISUAL

O objetivo desta atividade foi estimular a percepção visual através de um jogo de localizar animais na floresta, foi bem interessante poucos tiveram dificuldades em localizar...